Maputo — O ex-candidato presidencial Venâncio Mondlane foi reconhecido no mais alto nível diplomático, após reunir-se, nesta segunda-feira, 21 de abril de 2025, com o embaixador da União Europeia em Moçambique, Antonino Maggiore, em Maputo.
O encontro teve como objetivo discutir a atual situação política do país, ainda marcada pelas tensões resultantes das manifestações pós-eleitorais.
Segundo informações divulgadas no canal de YouTube Paul Osiris Channel, Maggiore destacou que Moçambique se encontra num momento decisivo, pronto para “escrever uma nova página”, sublinhando os avanços registados nos diálogos entre o governo e os partidos políticos.
O diplomata europeu saudou igualmente o encontro histórico entre o Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, e Venâncio Mondlane, ocorrido no dia 23 de março, que marcou um ponto de viragem para a pacificação do país.
Mondlane, que não reconhece os resultados das eleições gerais de 9 de outubro de 2024, foi o principal rosto das contestações eleitorais mais intensas desde a introdução do multipartidarismo em 1994.
Os protestos, que se estenderam por mais de dois meses, resultaram em cerca de 390 mortos em confrontos com a polícia.
No entanto, em abril, a Assembleia da República aprovou por unanimidade a Lei do Acordo Político, que inclui a revisão da Constituição e dos poderes do Presidente, baseada no compromisso entre o chefe de Estado e os partidos políticos, assinado a 5 de março deste ano.
A União Europeia reiterou o apelo à continuação do diálogo político, sublinhando que a estabilidade e as reformas estruturais são cruciais para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar do povo moçambicano.
O reconhecimento internacional de Venâncio Mondlane, agora reforçado, é visto como sinal de que o seu papel no processo de reconciliação nacional está a ganhar dimensão diplomática. Assista o Vídeo Completo Clique Aqui