
União Europeia considera Moçambique pronto para “nova página” após acordo entre PR e Venâncio Mondlane
Maputo, 10 de Abril de 2025 – A União Europeia (UE) manifestou ontem (09) otimismo quanto ao futuro político de Moçambique, considerando que o país está pronto para “escrever uma nova página”, após os avanços no diálogo entre o Presidente da República, Daniel Chapo, e a oposição, nomeadamente o ex-candidato presidencial Venâncio Mondlane.
“Abriram-se novas possibilidades com essas significativas iniciativas políticas. Agora é possível escrever uma nova página para Moçambique. E o senhor Presidente tem a tarefa, uma tarefa desafiante, mas fundamental, de liderar a construção do presente e do futuro do país”, afirmou o embaixador da UE em Moçambique, Antonino Maggiore, durante um encontro com o chefe de Estado moçambicano e representantes diplomáticos da UE.
A reunião serviu para reforçar a cooperação entre Moçambique e os Estados-membros da União Europeia, especialmente no apoio às reformas em curso.
O embaixador sublinhou que Daniel Chapo concluiu o diálogo com todos os principais interlocutores políticos e reiterou o compromisso da UE em apoiar as transformações.
A Assembleia da República aprovou, a 2 de abril, por unanimidade, a lei do acordo político que viabiliza reformas profundas no Estado, incluindo a revisão da Constituição, redefinição dos poderes presidenciais, descentralização, reforma do sistema de Justiça e do sistema eleitoral.
A implementação será liderada por uma comissão técnica composta por 21 membros, com um orçamento de cerca de 91,4 milhões de meticais.
O diálogo político recente incluiu o encontro histórico entre Daniel Chapo e Venâncio Mondlane, que aconteceu a 23 de março, após meses de tensão e protestos.
Mondlane havia convocado manifestações que, segundo a ONG Plataforma Decide, resultaram em cerca de 388 mortos desde outubro aqui. O governo confirma 80 óbitos e milhares de infraestruturas destruídas que continuar ver Aqui na íntegra.
Fonte: Agência Lusa.