SERNIC incinera mais de 160 kg de drogas apreendidas em Nampula

SERNIC incinera mais de 160 kg de drogas apreendidas em Nampula

O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) procedeu, na sexta-feira (11), à incineração de cerca de 161,84 quilogramas de drogas apreendidas entre os meses de janeiro e março de 2025, em diversos pontos da província de Nampula, com destaque para os distritos de Nampula, Mossuril, Nacala-Porto e Angoche.

Entre os entorpecentes destruídos estão 124,7 kg de metanfetamina, 33,84 kg de heroína, 2,3 kg de haxixe e 1 kg de Suazgold — esta última substância tem causado crescente preocupação às autoridades locais devido ao seu impacto devastador.

De acordo com Enina Tsinine, porta-voz do SERNIC em Nampula, as apreensões resultaram de uma operação conjunta com a Polícia da República de Moçambique (PRM) e o Ministério Público. 

Quatro pessoas foram detidas no âmbito das operações, sendo que três já foram formalmente constituídas arguidas. 

Em relação à droga encontrada em Nacala-Porto, as autoridades continuam a investigar para identificar o proprietário.

Uma das principais inquietações do SERNIC é a entrada do Suazgold na Prisão Regional do Norte. 

“O SERNIC, por si só, não tem capacidade para lidar com este desafio. É fundamental a colaboração com os serviços prisionais”, alertou Tsinine, veja aqui.

Embora não tenha confirmado a participação direta de agentes do Serviço Nacional Penitenciário (SERNAP), a porta-voz reconheceu a existência de fragilidades no sistema de controlo interno das cadeias. 

A descoberta da droga foi possível graças a denúncias internas, que conduziram à identificação de reclusos na posse da substância. 

As investigações continuam, visando apurar possíveis cúmplices dentro do sistema prisional, saiba mais.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem