
A Renamo não está a conseguir localizar 251 antigos guerrilheiros desmobilizados no âmbito do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR).
A revelação foi feita por André Magibire, ex-Secretário-Geral do partido, durante uma conferência de imprensa realizada esta quinta-feira, 17 de Abril, na cidade da Beira.
“Estamos a falar de 251 combatentes que nós não estamos a conseguir localizar neste momento”, afirmou Magibire, acrescentando que o encerramento das delegações provinciais da Renamo está a dificultar a activação dos mecanismos de apoio social essenciais à reintegração dos ex-combatentes.
As delegações de Gaza e Manica estão entre as encerradas por membros descontentes com a liderança de Ossufo Momade. Magibire condenou estas acções e apelou à resolução de conflitos internos através dos órgãos do partido.
“O partido Renamo é um partido democrático (...), tem o Conselho Nacional, tem o Congresso”, afirmou, defendendo a realização urgente de um Conselho Nacional e uma Reunião de Quadros.
O encontro com a imprensa tinha como objectivo inicial discutir as pensões dos antigos guerrilheiros, mas acabou por ser dominado por questões ligadas à crise interna na Renamo "veja". (O País)