Pemba — A Polícia da República de Moçambique (PRM) neutralizou, recentemente, três indivíduos suspeitos de integrarem uma rede criminosa dedicada ao furto e venda de motorizadas na cidade de Pemba. Entre os detidos encontra-se um mecânico, acusado de alterar as características das motas para dificultar sua identificação.
Segundo as autoridades, os suspeitos furtavam os veículos em locais públicos, aproveitando momentos de distração dos proprietários. Assista o Vídeo Aqui 👇
Em um dos casos, a denúncia feita por uma vítima, cujo meio de transporte foi roubado enquanto participava de um culto religioso no bairro Maate, foi fundamental para desencadear a operação policial.
A partir da queixa, a PRM iniciou diligências que resultaram na detenção dos três suspeitos e na recuperação de 18 motorizadas. Dois dos indivíduos foram apontados como autores materiais dos furtos e confessaram os crimes. Um deles admitiu ter furtado, sozinho, cerca de 11 motas ao longo do tempo.
O terceiro elemento, um mecânico de motorizadas, é acusado de ser responsável por modificar os veículos para que ficassem irreconhecíveis até mesmo para os seus donos. No entanto, o mesmo alega desconhecimento da origem ilícita das motas, afirmando que apenas prestava serviços de manutenção.
De acordo com a PRM, os furtos de motorizadas têm sido recorrentes na cidade de Pemba, afetando especialmente os operadores de mototáxis, que dependem desse meio de transporte para o sustento das suas famílias.
Uma das vítimas, Gabriel, expressou gratidão pelo trabalho da polícia ao recuperar a sua mota: "Pensava que nunca mais ia ver o meu transporte. Hoje volto a acreditar na justiça", declarou emocionado.