
Maputo, 23 de Abril de 2025 – A voz crítica da analista política Mariza voltou a ganhar destaque nacional após um vídeo viral publicado no Canal YouTube "Moçambique Em Chamas" e transcrito pelo "Jornal Ao Minuto" em que acusa o governo moçambicano de enganar a população com dados forjados sobre os seus primeiros 100 dias de governação.
No centro da controvérsia está a alegação, feita pelo porta-voz do Conselho de Ministros, Salim Vala, de que 97% do plano governamental para esse período já teria sido executado com sucesso. Assista o Vídeo 👇
“Estamos a falar do mesmo país?”, questiona Mariza, num tom de incredulidade. Para ela, o que se vive nas ruas é bem diferente do que se anuncia nas conferências de imprensa.
“O que nós vimos nesses 100 dias foi jorrar sangue, nomeações absurdas, falácias sem fim, e desvio de milhões sem qualquer responsabilização. E agora dizem que atingiram 97%?”, disse.
Entre os pontos destacados no Vídeo, Mariza denuncia:
- Nomeações sem critério que, segundo ela, apenas perpetuam a mediocridade no aparelho do Estado;
- Casos de raptos e violência que continuam a abalar a sociedade civil, muitas vezes sem esclarecimentos oficiais;
- Desvios de fundos públicos, incluindo montantes significativos utilizados para viagens e gastos supérfluos;
- A prática política do "lançamento da primeira pedra", que se tornou, segundo Mariza, numa tática para mascarar a inação.