
O Governo de Moçambique anunciou um investimento superior a 14 milhões de meticais para a implementação de projectos estratégicos nos sistemas ferroviários das regiões Sul e Centro, durante o presente quinquénio.
Entre as principais iniciativas destacam-se a duplicação da linha férrea de Ressano Garcia, a aquisição de trinta novas carruagens para transporte de passageiros, duzentos e cinquenta vagões e quinze locomotivas.
A informação foi partilhada pelo ministro dos Transportes e Logística, João Matlombe, este sábado (26), durante a cerimónia de inauguração de três novas locomotivas da empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), em Maputo.
Segundo Matlombe, o Governo destinou especificamente 422,4 milhões de meticais para a compra das três locomotivas, visando reforçar a capacidade de transporte ferroviário e promover o desenvolvimento socioeconómico das comunidades servidas por este meio.
O Presidente do Conselho de Administração da CFM, Agostinho Langa Júnior, adiantou ainda que o novo equipamento permitirá reintroduzir o serviço de comboios turísticos, fomentando também o turismo no país. (RM)