
Nampula, Moçambique – A província de Nampula, a mais populosa do país, registou 280 mortes por tuberculose em 2024, de um total de 12.294 casos notificados e tratados. Dentre esses, 1.375 casos foram identificados em crianças.
Os dados foram divulgados pelo governador Eduardo Mariamo Abdula nesta segunda-feira (24), durante a celebração do 43º Dia Mundial da Luta Contra a Tuberculose.
Este ano, a data é marcada pelo lema: “Sim, nós podemos acabar com a Tuberculose. Comprometa-te, invista e ofereça serviços de qualidade.”
Segundo Abdula, 59% dos casos notificados correspondem à forma pulmonar da doença, a mais infecciosa. “Lamentavelmente, no ano passado, registramos 280 óbitos por tuberculose, o que representa 2% de mortalidade associada à doença.
Estes dados exigem de nós uma ação determinada”, afirmou o governador, apelando à população para buscar o rastreio da doença em caso de sintomas como tosse persistente e emagrecimento.
O governante também reforçou que o tratamento da tuberculose é gratuito e eficaz, mas alertou que a erradicação da doença depende do compromisso coletivo.
"A tuberculose tem cura e todas as pessoas devem ter acesso ao diagnóstico precoce. O compromisso de erradicá-la não é exclusivo das unidades de saúde, mas de toda a sociedade", destacou.
Líderes comunitários também se manifestaram sobre o combate à doença. Álvaro Matias defendeu que esses agentes são fundamentais na mobilização das comunidades.
“Antes de o paciente chegar ao hospital, somos nós que o aconselhamos. Somos os primeiros médicos”, disse.
Ele enfatizou ainda a necessidade de disseminar informações sobre a relação entre tuberculose e HIV/SIDA, destacando que o tratamento adequado do HIV reduz o risco de desenvolver a tuberculose.
Dia mensal de saúde em Nampula
Durante o evento, o governador de Nampula anunciou a criação de um dia mensal dedicado à promoção da saúde na província. A iniciativa visa levar serviços de saúde a comunidades desfavorecidas e em áreas remotas.
“Pretendemos que este dia seja um ponto de partida para ações concretas e transformadoras em todas as áreas da saúde nos distritos da nossa província”, explicou Abdula.
A medida busca aproximar os serviços de saúde da população e garantir que todos tenham acesso a cuidados médicos de qualidade.
A tuberculose é uma das doenças infecciosas mais mortais do mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de um terço da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis, com risco de desenvolver a doença.
A cada ano, estima-se que 8,8 milhões de pessoas adoeçam e 1,1 milhão morram por causa da enfermidade. CLIQUE AQUI" para ver o artigo completo na integra.
Faça parte do nosso Canal no WhatsApp para receber as atualizações Ao Minuto "Clique Aqui".