O Comando da Brigada 110 do Exército de Moçambique confirmou o sequestro de dois militares das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) por terroristas em Cabo Delgado.
O incidente ocorreu no dia 27 de Março, quando um oficial de patente Alferes, Zacarias João Soares, e o soldado Gildo António de Oliveiras foram capturados no trajeto entre as aldeias V Congresso e Nova Zambézia, no distrito de Macomia.
As vítimas estavam a caminho da Vila-Sede de Macomia para comprar mantimentos quando o veículo em que viajavam foi interceptado por terroristas. Os sequestradores exigiram pagamentos em dinheiro para libertar os reféns.
![]() |
Foto: Integrity Magazine (Reprodução) |
Enquanto alguns passageiros conseguiram pagar e foram soltos, os criminosos exigiram entre 15 mil e 50 mil Meticais para libertar o Alferes, que não possuía o valor no momento.
No mesmo dia, o líder religioso Sheik Ahmad Omar Saíde também foi libertado após o pagamento de 50 mil Meticais, segundo a Gazeta Árabe. Recentemente, um grupo de pescadores também foi sequestrado no alto-mar e resgatado após o pagamento de 35 mil Meticais.
O caso reforça a crescente insegurança na região, onde insurgentes continuam a realizar ataques e sequestros em busca de financiamento. As autoridades acompanham o caso. "CLIQUE AQUI" para ver o artigo completo na integra.
Faça parte do nosso Canal no WhatsApp para receber as atualizações Ao Minuto "Clique Aqui".
Fonte: Integrity Magazine