Primeira-Dama mobiliza material de construção para famílias afetadas pelo JUDE em Nampula

Nampula, Moçambique – A Primeira-Dama da República de Moçambique, Gueta Chapo, mobilizou, através do seu gabinete e em parceria com diversos colaboradores, uma significativa quantidade de material de construção para apoiar as famílias afetadas pela tempestade tropical JUDE no distrito da Ilha de Moçambique, província de Nampula.

Ao todo, 337 famílias, totalizando 1.010 pessoas, estão alojadas no centro de reassentamento transitório no bairro de Entete. Essas vítimas receberão, a partir do dia 27 deste mês, talhões devidamente parcelados para recomeçar suas vidas em novas moradias.

Durante a entrega simbólica do material de construção – composto por chapas de zinco, cimento, barrotes, blocos e pregos – Gueta Chapo fez um apelo aos beneficiários para que utilizem os materiais na construção de casas resilientes, evitando qualquer tipo de comercialização.

“Nós, como gabinete da esposa do Presidente da República, lançamos uma campanha de pedido de apoio (…) e hoje estamos aqui em Entete com chapas de zinco, barrotes, blocos, rolos de plástico. 

Aqui vai surgir um bairro bem organizado, que pode até se tornar uma cidade. Todo material de construção que estamos a oferecer pedimos encarecidamente que não seja vendido, mas sim utilizado na construção das vossas casas, para que, caso venha outro ciclone, elas resistam”, declarou a Primeira-Dama.

Reassentamento seguro e estruturado

O vereador para a área de Urbanização e Infraestrutura do Município da Ilha de Moçambique, Urito Amade Saíde, explicou que foram planejados 357 talhões em um local seguro, escolhido após um estudo detalhado sobre a vulnerabilidade da área. 

O espaço foi classificado como não propenso a alagações e sua seleção ocorreu após consultas à comunidade.

“No local, serão assegurados serviços básicos para atender a população afetada pela tempestade tropical severa JUDE. 

Teremos áreas de lazer, um espaço amigo da criança – que servirá como creche –, um posto policial para garantir a segurança (…) e tudo está a postos para que o processo de distribuição ocorra de forma organizada e equitativa”, garantiu Saíde.

O gabinete da esposa do Presidente da República, com o apoio de parceiros, conseguiu arrecadar cinco mil barrotes, 10 mil chapas de zinco, dois mil sacos de cimento e outros materiais. 

Além disso, foram entregues 24 toneladas de produtos alimentares e outros bens de primeira necessidade às famílias afetadas.

A tempestade tropical severa JUDE, a mais recente a atingir Moçambique, entrou no país no dia 10 de março, através do distrito de Mossuril, na província de Nampula, deixando um rastro de destruição e resultando em pelo menos 13 mortes. "CLIQUE AQUI" para ver o artigo completo na integra.

Faça parte do nosso Canal no WhatsApp para receber as atualizações Ao Minuto "Clique Aqui".

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem