
Nampula, Moçambique – O número de mortes por cólera na província de Nampula subiu para 36, após o registro de seis novos óbitos nas últimas 24 horas, de um total cumulativo de 1.772 casos confirmados da doença.
A informação foi divulgada nesta segunda-feira (24) pela diretora provincial de Saúde, Selma Xavier, que também confirmou a propagação da doença para cinco distritos: Nampula, Larde, Mogovolas, Murrupula e, agora, Angoche.
“Infelizmente, tivemos mais seis óbitos, três no distrito de Murrupula e três no distrito de Larde, totalizando 36 mortes confirmadas.
Devemos lembrar que 29 ocorreram no distrito de Mogovolas, e muitos desses foram óbitos comunitários.
Continuamos com o desafio de reforçar as ações de sensibilização e controle da doença nestas áreas”, declarou Xavier.
Unidades de saúde vandalizadas
A diretora provincial de Saúde revelou ainda que a província já contabiliza cinco unidades sanitárias vandalizadas devido à desinformação sobre a cólera.
O caso mais recente ocorreu no distrito de Angoche, onde seis casas de líderes comunitários foram destruídas, resultando na morte de um deles.
“Algumas casas foram queimadas, outras destruídas, e um dos líderes comunitários acabou perdendo a vida. Além disso, temos um centro de saúde destruído e outros quatro em Mogovolas que permanecem encerrados. Estamos em diálogo com a comunidade para avaliar a possibilidade de reabertura das unidades de saúde”, explicou.
Entretanto, Xavier revelou que o centro de saúde vandalizado no posto administrativo de Muatua, em Mogovolas, necessita de quatro milhões de meticais para sua reconstrução. "CLIQUE AQUI" para ver o artigo completo na integra.
Faça parte do nosso Canal no WhatsApp para receber as atualizações Ao Minuto "Clique Aqui".