Montepuez Ruby Mining Defende Presença Militar Após Garimpeiro Ser Baleado

A Montepuez Ruby Mining (MRM) justificou a presença de militares das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) na sua concessão de rubis, em Cabo Delgado, após um garimpeiro informal ter sido baleado durante uma ação de segurança.

O incidente ocorreu em 18 de Março, quando um grupo numeroso de garimpeiros ilegais teria invadido a área da mina. Segundo a MRM, os militares dispararam após o grupo avançar de forma agressiva contra a patrulha de segurança. 

Um homem de 29 anos foi atingido na perna, recebeu atendimento na clínica da empresa e depois foi transferido para um hospital.

Montepuez Ruby Mining Defende Presença Militar Após Garimpeiro Ser Baleado

A mineradora afirmou que, em alguns casos, insurgentes e garimpeiros ilegais que invadem a concessão podem ser "os mesmos indivíduos". 

Além disso, alertou para uma suposta campanha de desinformação promovida por redes de contrabando de rubis, que estaria atraindo pessoas para o local com informações falsas sobre a permissão de extração livre de minerais.

A presença militar na mina, segundo a MRM, tem o objetivo de proteger os recursos minerais do país e evitar que a mineração ilegal financie atividades criminosas na região.

Montepuez Ruby Mining Defende Presença Militar Após Garimpeiro Ser Baleado

O governo e especialistas têm alertado para os riscos da extração ilegal de rubis, que pode contribuir para a instabilidade em Cabo Delgado. "CLIQUE AQUI" para ver o artigo completo na integra.

Faça parte do nosso Canal no WhatsApp para receber as atualizações Ao Minuto "Clique Aqui".

Fonte: Zitamar News

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem