Mais de 40 Detidos por Insultar Presidente da Turquia Durante Protesto

Mais de 40 Detidos por Insultar Presidente da Turquia Durante Protesto

Pelo menos 43 pessoas foram detidas em várias cidades da Turquia sob a acusação de insultarem o presidente Recep Tayyip Erdogan e sua família durante um protesto em massa contra a detenção do presidente da Câmara de Istambul, Ekrem İmamoğlu, do partido social-democrata.

O ministro do Interior, Ali Yerlikaya, declarou na rede social X que os manifestantes dirigiram "insultos vis" a Erdogan, sua falecida mãe e seus familiares durante a manifestação realizada na noite de segunda-feira, na Praça Saraçhane, em Istambul, onde se localiza a Câmara Municipal. 

Yerlikaya informou que a investigação continua e mais suspeitos poderão ser identificados e detidos.

Segundo o jornal BirGün, as detenções ocorreram na manhã desta terça-feira, com a polícia realizando buscas nas residências dos acusados em Istambul, Ancara, Izmir e Eskisehir.

Durante o protesto, a polícia usou gás lacrimogéneo para dispersar milhares de manifestantes, levando muitos a buscar refúgio nas instalações da Câmara Municipal. 

Em Antalya, as forças de segurança recorreram a canhões de água para conter os participantes, resultando na prisão de pelo menos 25 pessoas.

O Comissário para os Direitos Humanos do Conselho da Europa, Michael O’Flaherty, expressou preocupação com o uso excessivo da força contra os manifestantes. 

Em comunicado, pediu que as autoridades turcas respeitem os direitos humanos, especialmente a liberdade de expressão e de reunião pacífica. Continua e LEIA o Conteúdo Completo "Clique Aqui" e saiba mais na íntegra.

Faça parte do nosso Canal no WhatsApp para receber as atualizações Ao Minuto "Clique Aqui"

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem