
A Primeira-Dama de Moçambique, Gueta Chapo, visitou neste domingo (23) o distrito de Nacala-à-Velha, onde prestou solidariedade às famílias afetadas pela tempestade tropical severa JUDE.
Durante a visita, Gueta Chapo destacou a necessidade de um levantamento rigoroso das vítimas para garantir que toda ajuda chegue a quem realmente precisa.
No bairro de Massingir, a Primeira-Dama entregou kits de produtos de primeira necessidade, incluindo materiais de construção, a três famílias severamente impactadas.
“Pedimos que façam uma lista verdadeira, sem nomes fantasmas, para que possamos angariar mais produtos e apoiar quem realmente sofreu”, afirmou.
De acordo com o Secretário Permanente de Nacala-à-Velha, Constantino António, o ciclone afetou mais de 20 mil pessoas, com famílias inteiras refugiadas em escolas e casas compartilhadas.
Além das perdas habitacionais, houve destruição de infraestruturas e de culturas como milho, gergelim e mandioca, comprometendo a segurança alimentar do distrito.
Outro impacto do ciclone foi a mudança na rota de transporte para Cabo Delgado. Desde sexta-feira (21), a estrada que liga Nacala-à-Velha ao distrito de Memba tornou-se a principal via alternativa para a província, o que pode impulsionar o comércio local. Leia este conteúdo completo na íntegra "Clique Aqui" e saiba mais
Faça parte do nosso Canal no WhatsApp para receber as atualizações Ao Minuto "Clique Aqui"