Governo lança plataforma para análise da situação climática e meteorológica em tempo real

Governo lança plataforma para análise da situação climática e meteorológica em tempo real

Maputo, Moçambique – O governo moçambicano lançou nesta segunda-feira (24), em Maputo, a Plataforma Integrada para Monitoria de Impacto Situacional (PRISM), um sistema inovador que permite a análise de eventos climáticos e meteorológicos em tempo real em todo o país.

A plataforma tem como objetivo reduzir as barreiras de acesso à informação climática, sendo gratuita e disponível 24 horas por dia. Segundo as autoridades, a PRISM fornecerá dados sobre o clima e vulnerabilidade das regiões, semelhante a sistemas já utilizados em outros países.

Durante o lançamento, a secretária permanente do Ministério das Comunicações e da Transformação Digital, Nilza Miquidade, destacou a importância da ferramenta. 

“A PRISM permite a monitoria de choques climáticos online para posterior análise e tomada de decisões em ações de redução de risco”, explicou Miquidade, citada pela Agência de Informação de Moçambique (AIM).

Moçambique tem sido afetado com frequência por eventos climáticos extremos, como ciclones, inundações e secas. 

O diretor-geral do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), Adérito Aramuge, ressaltou a relevância da parceria internacional para a mitigação desses impactos. 

“Os nossos compromissos são extensivos aos nossos parceiros do Reino Unido, Finlândia, África do Sul e Zâmbia, que apoiam esta iniciativa de aviso prévio”, afirmou.

A coordenadora residente das Nações Unidas, Caterine Souz, também comentou sobre os desafios enfrentados pelo país devido às mudanças climáticas. 

“Esses eventos estão a acontecer em ciclos cada vez mais curtos, exacerbando as necessidades humanitárias e eliminando os ganhos de desenvolvimento duramente conquistados”, alertou.

Com esta iniciativa, o governo busca fortalecer a resposta a desastres naturais e aprimorar a capacidade de adaptação do país às mudanças climáticas. Para mais detalhes "Clique Aqui" e continua LER mais na íntegra.

Faça parte do nosso Canal no WhatsApp para receber as atualizações Ao Minuto "Clique Aqui"

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem