![]() |
Foto: BBC NEWS BRASIL |
Os astronautas passam por intensas mudanças físicas ao retornarem do espaço, exigindo meses de reabilitação para recuperar massa muscular e óssea.
Durante a estadia em microgravidade, o corpo sofre adaptações que impactam músculos, ossos e até mesmo o sistema vestibular, responsável pelo equilíbrio.
A rotina no espaço inclui cerca de duas horas diárias de exercícios para minimizar a perda muscular e óssea. No entanto, a recuperação na Terra é longa.
Segundo Helen Sharman, a primeira britânica a ir ao espaço, os músculos levam meses para se reconstituírem, enquanto os ossos podem levar anos — e algumas alterações podem ser permanentes.
Outros efeitos incluem mudanças no microbioma, inchaço facial causado pela redistribuição de fluidos e a síndrome neuro-ocular associada ao voo espacial, que pode afetar a visão.
O retorno à gravidade terrestre também desorienta os astronautas, exigindo adaptação para recuperar equilíbrio e coordenação.
O ex-astronauta Tim Peake explica que os primeiros dias na Terra são os mais desafiadores, devido à tontura e fraqueza.
“Os primeiros dois ou três dias podem ser realmente pesados”, afirmou. Continua LER mais na íntegra o conteúdo completo "Clique Aqui" e saiba mais
Faça parte do nosso Canal no WhatsApp para receber as atualizações Ao Minuto "Clique Aqui"
Fonte: BBC Brasil