Zimbabué Apoia Decisão de Trump de Deportar Migrantes Ilegais
O presidente do Zimbabué, Emmerson Mnangagwa, declarou nesta quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025, que o seu governo apoia a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de deportar migrantes zimbabueanos em situação irregular.
"O Governo do Zimbabué apoia a decisão do Governo dos Estados Unidos da América de repatriar e devolver os nossos cidadãos zimbabueanos que possam ter estado a residir ilegalmente nos EUA", escreveu Mnangagwa na rede social X.
A imprensa local informou que 545 zimbabueanos poderão ser deportados dos EUA, conforme uma lista divulgada por Washington.
A medida faz parte da nova política de deportações em massa anunciada por Trump, que prometeu, durante a campanha eleitoral, realizar a maior expulsão de migrantes da história dos EUA, priorizando aqueles com antecedentes criminais.
Desde a posse de Trump, em 20 de janeiro, o serviço de Imigração e Controlo Aduaneiro (ICE) já deteve cerca de 8.000 pessoas, embora muitas tenham sido libertadas sob vigilância.
VEJA TAMBEM: Coca-Cola Investe 60 Bilhões de CFA em Nova Fábrica em Burkina Faso
A decisão tem gerado tensões com países da América Latina, como Colômbia e México, que, apesar das críticas iniciais, acabaram aceitando os repatriamentos. Continua LER mais Conteúdos... [AQU1]