Moçambique Regista Novos Casos de Cólera Após 45 Dias Sem Contágios

As autoridades sanitárias moçambicanas voltaram a reportar novos casos de cólera, após mais de 45 dias sem registos da doença, apesar das medidas de controlo e prevenção implementadas para conter a propagação.

Segundo o Ministério da Saúde (MISAU), a enfermidade, que antes estava restrita ao distrito de Mogovolas, foi agora confirmada também em Murrupula e na cidade de Nampula, bem como no distrito de Mopeia, na província da Zambézia.

Desde a eclosão da cólera em outubro, foram notificados 466 casos positivos, um aumento de 120 casos em relação à última atualização, feita em 16 de dezembro. A suspensão temporária das atividades ocorreu após a vandalização do Centro de Tratamento de Cólera (CTC) de Nametil.

"Deste universo, 418 casos foram reportados em Nampula e 48 na Zambézia, mantendo-se o cumulativo de 29 óbitos, dos quais 25 ocorreram na comunidade", refere o MISAU, citado pelo Jornal Notícias.

Diante deste cenário, o setor da saúde e seus parceiros ativaram o alerta máximo e intensificaram as medidas de contenção, especialmente num período crítico em que as chuvas aumentam o risco de degradação das condições de saneamento.

Medidas de Prevenção Intensificadas

As autoridades reforçam a necessidade de ações preventivas, incluindo:
Vacinação e tratamento de pacientes;
Sensibilização para práticas de higiene e saneamento adequado;
Consumo de água tratada com cloro ou fervida;
Lavagem das mãos com água e sabão ou cinza após o uso da latrina e antes das refeições.

Os esforços contam com o apoio de líderes locais, agentes polivalentes e ativistas comunitários para garantir a disseminação da informação e a adoção de hábitos seguros.

O MISAU alerta para que qualquer pessoa com sintomas como diarreia aguda, vómitos e sinais de desidratação procure assistência médica imediata.

📷 Foto: DR

📌 Fonte: MZNews

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem