O CEO do Access Bank, Marco Abalroado, foi o líder empresarial com maior visibilidade nos media nacionais em 2024, segundo o CEO Media Report Moçambique, que analisou as publicações entre 1 de janeiro e 30 de setembro de 2024.
Além de liderar em volume de artigos publicados, Abalroado obteve a quinta melhor pontuação em favorabilidade, com 70,7 pontos, destacando-se pelas suas iniciativas no âmbito da Responsabilidade Social.
Agostinho Langa Júnior é o CEO com Melhor Imagem Pública
O Presidente do Conselho de Administração (PCA) dos Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), Agostinho Langa Júnior, que entrou diretamente no ranking este ano, destacou-se como o CEO com a favorabilidade mais positiva, atingindo 73,8 pontos.
Outros Destaques do Relatório
O estudo revelou ainda outros líderes empresariais que marcaram presença nos media:
✅ Francisco Costa (BCI) – 2º lugar em volume de artigos e 2º melhor em favorabilidade, sendo o líder mais bem avaliado do setor financeiro.
✅ Osório Lucas (Porto de Maputo) – 3º em volume de artigos e 9º em favorabilidade.
✅ Tomás Matola (Hidroeléctrica Cahora Bassa) – 4º em volume de artigos e 10º em favorabilidade.
✅ Manuel Soares (Moza Banco) – 5º em volume de artigos e 4º em favorabilidade.
✅ Bernardo Aparício (Standard Bank) – 6º em volume de artigos e 6º em favorabilidade.
✅ Amélia Muendane (Aeroportos de Moçambique) – 8ª em volume de artigos e 8ª em favorabilidade. Primeira presença feminina no ranking.
✅ Pedro Carvalho (Absa Bank) – 9º em volume de artigos e 7º em favorabilidade.
✅ Rui Maximino (Millennium Bim) e Ludovina Bernardo (Empresa Nacional de Hidrocarbonetos) – 10º lugar em volume de artigos, mas Maximino alcançou o 3º lugar em favorabilidade, enquanto Bernardo ficou no 10º lugar.
O relatório destaca a crescente presença feminina na liderança empresarial, embora a visibilidade nos media ainda seja dominada por homens.