TotalEnergies adia novamente retoma do projeto de gás natural em Cabo Delgado

TotalEnergies adia novamente retoma do projeto de gás natural em Cabo Delgado

TotalEnergies adia novamente retoma do projeto de gás natural em Cabo Delgado

A multinacional TotalEnergies anunciou um novo adiamento na retoma do projeto de exploração de gás natural na Bacia do Rovuma, em Cabo Delgado. Inicialmente prevista para 2024, a retomada das operações foi postergada devido aos protestos pós-eleitorais que têm marcado o cenário político moçambicano.

De acordo com declarações do Presidente-Executivo da TotalEnergies, Patrick Pouyanné, ao jornal Financial Times, a empresa previa retomar as atividades em outubro de 2024, com o objetivo de iniciar a produção em 2025. No entanto, a instabilidade resultante das manifestações levou a um novo recuo nos planos da multinacional.

As manifestações tiveram início em 21 de outubro de 2024, após o candidato da oposição, Venâncio Mondlane, contestar os resultados das eleições gerais de 9 de outubro. Fontes revelam que a TotalEnergies pretendia reunir-se com o novo Presidente da República, Daniel Chapo, para discutir o futuro do projeto, mas a agenda foi suspensa devido à situação política.

Além dos desafios internos, o projeto Mozambique LNG também enfrenta incertezas relacionadas ao financiamento. O crédito de 4,7 bilhões de dólares dos EUA, bloqueado após a declaração de força maior em 2021, ainda não foi retomado, e o Reino Unido encerrou o financiamento de exportação para projetos de combustíveis fósseis.

A TotalEnergies detém uma participação de 26,5% no projeto, que possui uma capacidade de produção de 13 milhões de toneladas de GNL por ano, sendo considerado um dos maiores empreendimentos da empresa com previsão de operação até 2030. Continue lendo mais conteudos [AQUI]

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Seguidores