INGD em Nampula enfrenta dificuldades para assistir vítimas dos ciclones devido às manifestações

 INGD em Nampula alega dificuldades na assistência às vítimas do ciclone Chido devido às manifestações

INGD em Nampula alega dificuldades na assistência às vítimas do ciclone Chido devido às manifestações

A delegação do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres(INGD) em Nampula declarou que enfrenta dificuldades para prestar assistência humanitária às vítimas dos ciclones Chido e Dikeledi, devido às manifestações que têm ocorrido na região. Segundo a delegada provincial, Anacleta Botão, os protestos têm impedido a distribuição de ajuda nos distritos mais afetados.

Nesta época chuvosa e ciclónica, Nampula já foi atingida por dois ciclones e muitas famílias ainda não receberam qualquer tipo de apoio por parte do INGD. Anacleta Botão afirmou que, apesar de terem elaborado planos de assistência e coordenado a sua implementação com os distritos, as manifestações impediram o avanço das equipas.

“Realizamos um COE (Comitê Operativo de Emergência) a nível provincial, partilhamos o nosso plano e marcamos datas para intervenção, mas fomos impedidos pelas manifestações que ocorreram em todos os distritos no período programado”, declarou Botão.

De acordo com a delegada, parceiros humanitários como a Visão Mundial e o Programa Mundial para Alimentação (PMA) enfrentaram dificuldades adicionais, com relatórios de armazéns saqueados em Nacala e viaturas incendiadas, além de edifícios vandalizados, o que retardou ainda mais as ações de assistência.

PUB: Jovens são sequestrados por agentes da polícia em Alto-Ligonha por motivos desconhecidos

Botão informou que algumas áreas, como Eráti e Memba, necessitam de proteção policial para garantir a distribuição segura dos recursos. "Assim que as condições forem restabelecidas, retomaremos as atividades nessas regiões. No entanto, é importante reforçar que não interrompemos completamente a assistência, utilizamos planos alternativos para continuar atendendo as famílias necessitadas," garantiu. Continue lendo mais conteudos... [AQUI]

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Seguidores