Chapo exonera Eliseu Machava do cargo de embaixador em Cuba após encontro com diplomatas
O Presidente da República, Daniel Chapo, acaba de exonerar Eliseu Machava do cargo de embaixador de Moçambique em Cuba.
Facto curioso é que esta decisão tem lugar dias depois do encontro entre o Presidente Daniel Chapo e os embaixadores moçambicanos na Presidência da República.
No encontro, Eliseu Machava foi praticamente o porta-voz dos embaixadores moçambicanos que referiu estarem alinhados com a visão de Daniel Chapo.
Representando os diplomatas, o embaixador Eliseu Machava, acreditado em Cuba, reafirmou o compromisso da classe com as prioridades definidas pelo Presidente.
“Estamos prontos e disponíveis para as tarefas que começamos juntos. O discurso do Presidente Chapo oferece uma linha clara de trabalho, destacando a paz e a segurança como prioridades nacionais”, afirmou.
Hoje (24.01.2025), dois dias depois, o Presidente Chapo decide pela sua cessação de funções enquanto chefe da missão diplomática de Moçambique em Cuba, um país irmão e com laços históricos.
Recorde-se que Eliseu Machava foi Governador da Província de Cabo Delgado e Secretário-Geral da Frelimo, cargo que depois deixar numa reunião magna do Partido e abdicar do seu lugar na Comissão Política, foi enviado para Cuba como embaixador de Moçambique, através de nomeação presidencial do antigo Presidente da República, Filipe Nyusi.
Os próximos dias dirão se Eliseu Machava vai de facto descansar ou tem outras missões reservadas no Estado moçambicano. Continue lendo mais conteudos... [AQUI]