Fátima Mimbire Alerta para Possível Decreto de Estado de Emergência por Filipe Nyusi

 

Fátima Mimbire Alerta para Possível Decreto de Estado de Emergência por Filipe Nyusi

A ativista e jornalista Fátima Mimbire denunciou publicamente que o Presidente da República, Filipe Nyusi, pode estar a preparar o decreto de um estado de emergência por seis meses, com base em informações relacionadas à próxima sessão do Conselho de Estado, marcada para esta semana.

Segundo a ativista, o Governo tem demonstrado sinais que indicam uma preparação para fortalecer o moral das forças de defesa e segurança, como o recente pagamento de retroativos de salários em atraso. "Os militares receberam retroativos que deveriam ter sido pagos entre o final de 2022 e o início de 2023. Durante meses, o Estado alegava não ter dinheiro, e agora, repentinamente, os pagamentos foram feitos. Isso sugere que algo está a ser maquinado", afirmou.

Plano para Silenciar Manifestações

Fátima Mimbire também considera que o recente uso de força policial durante as manifestações integra um plano mais amplo para justificar a imposição de medidas severas. "Quando ouvimos o Ministro do Interior dizer que a reação armada do Estado contra manifestantes é legítima, mesmo sabendo que os manifestantes não têm armas e não estão a agir com violência, percebemos que há uma premeditação. A intenção é criar um cenário de insurgência", denunciou.

A ativista acredita que essas ações buscam consolidar o controle das forças de segurança sobre a população, especialmente em um eventual estado de emergência ou de sítio que possa ser decidido na reunião do Conselho de Estado.

Silêncio Estratégico do Presidente

Em relação ao silêncio de Filipe Nyusi diante da disposição do líder da RENAMO, Ossufo Momade, para dialogar, Mimbire afirmou que isso parece uma estratégia para ganhar tempo até a proclamação dos resultados eleitorais pelo Conselho Constitucional. "Quanto mais o diálogo for adiado, mais difícil será mudar os dados já cozinhados que darão a vitória ao partido FRELIMO e ao candidato Daniel Chapo", destacou.

Fátima Mimbire finalizou dizendo que o eventual decreto de estado de emergência poderá servir como ferramenta para limitar ainda mais os protestos e garantir que o regime se mantenha no poder. Continue lendo mais [Aqui]

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Seguidores